Fale com a Prefeitura Perguntas Freqüentes
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA
 

O QUE É NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA?

A NFS-e é um documento de existência exclusivamente digital, que servirá para registrar as operações de prestação de serviços sujeitos ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), ela substituirá as tradicionais notas fiscais de serviço impressas.

OBRIGAÇÃO DE USO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA

As pessoas jurídicas prestadoras de serviços estabelecidas no Município de Araucária são obrigadas a emitir Nota Fiscal Eletrônica de Serviços – NFS-e – desde de 01º de março de 2016, conforme Decreto nº 29.133/2015 e 29.219/2016. As exceções são o Micro Empreendedor Individual – MEI e as empresas autorizadas via Processo Administrativo, as quais podem optar pela permanência da emissão de nota fiscal de bloco. Para consultar as empresas autorizadas a utilizar Notas Fiscais em bloco favor enviar e-mail para suporte.nfse@araucaria.pr.gov.br.

PASSO-A-PASSO PARA SOLICITAR A AUTORIZAÇÃO DE EMISSÃO DA NFS-E:
1. Realizar o cadastro para análise das informações do Contribuinte.

> Na próxima tela preencha as informações solicitadas, sendo que os campos marcados na cor amarela são de preenchimento obrigatório. Clique Aqui

2. Depois de efetuado o Cadastro de Contribuinte:

Faça acesso à área restrita através do botão “ACESSO AO SISTEMA”, inserindo o CNPJ/CPF e a senha cadastrada.
> Após, ir no menu Empresa > Selecionar empresa > Cadastrar empresa, preencha os campos solicitados para completar o cadastro e confirme.

3. Aguardar análise e aprovação do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Finanças.

A aprovação do cadastro será comunicada exclusivamente através do e-mail cadastrado.
> Se o cadastro não for aprovado, você será comunicado a regularizar as pendências verificadas no Alvará de Localização e Funcionamento. Essa regularização poderá ocorrer por duas formas: a. Alteração de Alvará através de Processo Administrativo físico; b. Alteração de Alvará através de Processo Eletrônico no sistema Empresa Fácil (http://www.empresafacil.pr.gov.br/).
> Se o cadastro for aprovado, isso significa que o seu Alvará de Localização e Funcionamento está atualizado e de acordo com as atividades solicitadas. Desta forma, basta acessar o menu “Acesso ao Sistema” no canto direito da página, realizar o login na área restrita e começar a emitir as Notas Fiscais.

4. Emissão da NFS-e

Após aprovado o cadastro, acesse o sistema com seu CNPJ e senha, acesso o menu Empresa > Selecionar empresa > Concluir > NFS-e > Emitir.
> O sistema efetuará automaticamente o cálculo do ISSQN, não sendo necessário fazer a Declaração manual das notas.

5. Guia de Pagamento do ISSQN

O pagamento do ISSQN dos serviços prestados deverá ser realizado até o dia 20 do mês posterior ao da emissão da NFS-e.
> Para emitir a guia de pagamento, acesse o sistema com seu CNPJ e senha, clique no menu Guias de recolhimento > Imprimir guia > Consultar. Selecione os valores disponíveis e clique em emitir.
> Outra forma de realizar a emissão da guia é através do acesso a Contribuinte no site Prefeitura 24Horas: http://giig.araucaria.pr.gov.br/24horas/. Após o acesso, clique no menu Tribuno > Documentos > DAM.

 ACESSO AO SISTEMA
Acesso exclusivo para contribuintes que possuem permissão para utilização do sistema NFSe

Clique Aqui
PLACAR
Empresas que sollicitaram o credenciamento

Empresa autorizadas a emitir NFSe

NFSe emitidas

Tomadores de Serviços Cadastrados (PF e PJ)

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA
Rua Pedro Druszcz, 111 - Centro - CEP: 83702-080
Tel.: (41) 3614-1765 Fax:
Email: suporte.nfse@araucaria.pr.gov.br
(41) 3614-1765
Atendimento ao Cidadão